segunda-feira, 29 de março de 2010

Homem de Deus

Diz a Bíblia que Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, mas dotou-o do livre arbítrio, isto é, da capacidade de decidir o seu próprio rumo. Por outras palavras, se der para o torto a culpa só pode ser da obra, que não agiu da maneira mais adequada, visto que o trabalho de Deus foi bem feito. Uma estratégia muito simples de sacudir a água do capote.

Apesar de todos os mil e um defeitos que têm, ou possam ter, há um que nenhum político tem: são fervorosos crentes em Deus. Repare-se que todos apregoam a bondade da sua obra, realçando-lhe os méritos. O grande problema são sempre os seus sucessores ou subalternos que não entendem de modo claro o alcance da sua obra visionária. É o que dá o livre arbítrio.

Oscar Wilde disse: ”I think that God in creating Man somewhat overestimated his ability” (Ao criar o Homem, Deus sobrestimou um pouco as suas capacidades). Poderia dizer-se que ao criar os políticos estava mesmo distraído (a ver as Marés Vivas?) ou sob o efeito de algum psicotrópico. Quem sabe?

Sem comentários: