sexta-feira, 23 de abril de 2010

Problema? A escola é solução.

Está na moda (já algum tempo) empurrar para a escola a resolução dos problemas. Senão vejamos:

1) Os jovens iniciam precocemente a sua vida sexual e não tomam cuidado? Dás-se-lhes educação sexual nas escolas.

2) O português conduz mal e sem civismo? É fundamental proporcionar aos jovens educação rodoviária.

3) A malta pensa pouco (ou não pensa coisa nenhuma)? Dever-se-ia iniciar o ensino da Filosofia no ensino básico.

4) O squash é uma modalidade com pouca expressão? Forma-se já um núcleo de squash em cada escola.

5) As (algumas) juventudes partidárias têm dificuldade em recrutar pessoal? Há que dinamizar imediatamente a participação activa das crianças e jovens para consciencializá-los da necessidade de uma participação activa e empenhada na resolução dos desafios que se põem ao país (a 1ª lição é como se tornar um carneiro em 5 minutos).

E mais exemplos haveriam.

Assim, urge modificar os currículos escolares. Para que se tornem modernos e capazes de responder aos desafios que a sociedade actual nos põe, deveriam ser algo do género:

Disciplina

Duração Semanal

Educação Sexual (1)

2 x 90 min

Educação Rodoviária (2)

3 x 90 min

Pensar o chefe local

3 x 90 min

Política Hoje

5 x 90 min

Direitos Individuais

2 x 90 min

Deveres dos Outros

2 x 90 min

Jogos de Bastidores

2 x 90 min

Actividades Culturais e Desportivas

4 x 90 min

Actividades de Enriquecimento Curricular (3)

1 x 90 min

(1) Inclui dicas sobre como se tornar um Casanova.

(2) Inclui carta de lambreta após conclusão do 9º ano.

(3) Português falado (calão e vernáculo de preferência) e escrito (utilizando palavras com o máximo de três letras), Contar pelos dedos, Inglês (recorrendo a filmes de fácil compreensão, tipo Terminator), Estímulo Cerebral (com recurso à PSP e análogos), História (das farras passadas e da vida alheia), Geografia (da miúda que vive no 3º E), Ciência (para totós) e outras coisas irrelevantes que só servem para ocupar os tempos livres.

Sem comentários: